Avançar para o conteúdo principal

Cidadania? Oi? Isso é o quê?

Nos últimos tempos tenho sido acometida de ataques de cidadania súbitos. 😄
Deve ser da idade.
Já pensei em ir ao médico a ver o que se passa, pois por dá cá aquela palha vejo-me a pensar "Hummmm, isto precisa uma intervenção, vou mandar email." ou "Esta ideia desta câmara / instituição é óptima, há que divulgar para difundir".
Projectos como as Oficinas do Idoso, onde juntas de freguesia ou misericórdias criam mini equipas para fazer pequenas reparações junto da população mais desacompanhada e com habitações mais problemáticas; ou como o GeoEstrela, uma app inovadora para as pessoas da Estrela e Lapa informarem de ocorrências a resolver na freguesia.
Quando falo em cidadania defendo a de proximidade, a que intervém na rua, no bairro, na nossa freguesia, porque se essa funcionar e trouxer resultados visíveis, todos sentimos que afinal participar, reclamar, divulgar traz algo de positivo.
Recentemente contactei a câmara da minha cidade alertando para algumas áreas que necessitavam intervenção. Surpreendentemente rápido, responderam e actuaram, ainda que eu ache que de verdade tive foi um timing perfeito... A intervenção já estaria planificada, mas ainda assim, se houver um e outro e outro a contactar sobre um assunto, acaba por se perceber que há ali algo que precisa ser visto com mais... atenção.
Temos como povo uma tendência a queixar-nos em surdina, a esperar que os poderes resolvam, a reclamar de todas as ineficiências da nossa sociedade, mas na verdade... somos nós essa sociedade, né não? 😉

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...