Avançar para o conteúdo principal

Pessoas&Projectos #7 - Filipa Rosa do "De Portugal com Amor"



Descobri este projecto no grupo que mais zumzum tem tipo no facebook nos últimos tempos, o das Mulheres à Obra. Se andam distraídas e ainda não deram por elas na rede, na TV e na rádio, investiguem pois do ponto de vista social e agregador está a ser um fenómeno interessante.  

Mas quanto ao projecto de raízes que aqui nos traz hoje, achei uma ideia fantástica, poder juntar num só sítio projectos nacionais a que faltam muitas vezes a força para se mostrarem. 

E a Filipa, com a velha máxima de “juntos somos mais fortes”, pôs mãos ao trabalho e começou a reunir marcas lusas nas áreas de artesanato, gastronomia, acessórios, vestuário, eventos… e assim nasceu o DePortugalcomAmor, que em breve estará todo em inglês.
© De Portugal com Amor
Vida 1.0: Obrigada pela tua disponibilidade Filipa. Como chegaste a esta ideia de dinamizar as marcas nacionais e ajudá-las a projectarem-se online?

Resposta: Inicialmente começou por uma brincadeira. Comecei a pensar lançar um projecto destes para mim própria. Sou péssima a decorar nomes de marcas. Faço listas e guardo notas no telemóvel com dezenas de marcas e a indicação do que vendem. No Facebook não é fácil encontrares as marcas que queres, mesmo que deixes um like. Então imaginei a plataforma tal como ela é. As categorias são fundamentais. Mas nunca pensei que a adesão fosse tanta em tão pouco tempo. Superou todas as expectativas e o público tem adorado.

V1.0: O projecto é gerido integralmente por ti ou existe alguma equipa por detrás?

R: Tenho algumas pessoas que me ajudam, mas é essencialmente gerido por mim. 

V1.0: Como começaste a esboçar a plataforma? Como chegaste às primeiras marcas participantes?

R: Foi muito fácil, porque já seguia imensas marcas nas redes sociais. Comecei por convidá-las e lembro-me que logo na primeira semana não tive mãos a medir com tamanha adesão. O Facebook, Instagram e caixa de e-mails estavam imparáveis! Os elogios eram muitos, não esperava tanto feedback positivo e carinho.

V1.0: Há algum processo de selecção para a escolha das marcas ou todas poderão estar presentes?

R: Todos os dias procuro novas marcas. Gosto de analisá-las, principalmente a qualidade das fotos, que nem sempre é a melhor (e por isso é que disponibilizamos de um serviço personalizado de sessões fotográficas a produtos). No entanto, com o aumento da “fama” do site, temos recebido imensas solicitações e damos atenção a todas. Portugal merece ser divulgado. Nunca recusei qualquer marca. Mas já sugeri uma ou outra vez novas fotos aos produtos, porque, na verdade, o facto de haver bons artigos mal fotografados pode ditar o fracasso do negócio. 
© De Portugal com Amor
V1.0: Quantas marcas tens já actualmente activas?

R: Cerca de 250, mas diariamente surgem novas marcas.

V1.0: Pretendes alargar a plataforma a mais serviços? Quando olhas para o futuro, onde vais posicionar o De Portugal com Amor?

R: Sim, tenho imensos planos para a plataforma, vamos ver se consigo colocar todos em prática no futuro. Há muita gente que sugere criar várias categorias diferentes de serviços de saúde por exemplo, onde colocaria profissionais da área, seja fisioterapia ou terapeutas da fala, ou apostar na área de beleza e bem-estar e divulgar marcas de cosmética, perfumes, entre outras... É um caso a pensar! 

© De Portugal com Amor
V1.0: Como vês esta tendência de estarmos, como portugueses, finalmente a ver o nosso valor e a termos orgulho no que somos e no que fazemos?

R: É um orgulho ver que Portugal é bastante valorizado lá fora. Tenho algumas marcas que exportam os seus produtos e até vendem mais para o estrangeiro. Acho que a evolução das novas tecnologias também contribuiu para isso. E é também por isso que pretendo colocar o site muito em breve em inglês e fazer a promoção das marcas além-fronteiras. Portugal é um país cheio de talentos escondidos!

V1.0: Quais as maiores dificuldades e desafios que tiveste de enfrentar como empreendedora para arrancar com o teu projecto? Que dicas podes dar a quem esteja a querer começar a dinamizar algum projecto pessoal?

R: A maior dificuldade é o tempo. Comecei a convidar marcas a 1 de Novembro para lançar o site a 1 de Dezembro e calculei mal... Eu e o programador que colabora comigo trabalhámos dia e noite para que se mantivesse a data do lançamento. Foi uma loucura! Queria deixar a dica para novos empreendedores: apostar nas redes sociais é fundamental. Gastem dinheiro em campanhas promocionais, porque o retorno é garantido. Eu apostei essencialmente nisso e foi assim que o projeto cresceu e se tornou conhecido a muita gente. 

O DePortugalcomAmor.pt foi lançado no início de Dezembro de 2017 e pretende ser a montra de muitos projectos nacionais de mentes criativas, mãos de fada e ideias borbulhantes. Em menos de três meses ultrapassou já as 40 mil visualizações. Podem também acompanhar a sua página de facebook e a do instagram, para conhecerem mais marcas, produtos e serviços…cá dos nossos. 💚💗

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...