Avançar para o conteúdo principal

Os dirty dozen - os 12 alimentos mais contaminados

Numa época em que todos começamos finalmente a ligar mais ao que comemos e como isso é produzido, há um estudo que todos os anos é feito nos EUA que avalia o nível de presença de pesticidas nas frutas e legumes. Daí sai a lista THE DIRTY DOZEN e em oposto a lista THE CLEAN FIFTEEN.


Os 12 mais contaminados:

 pêssegos - maçãs - nectarinas - morangos - uvas - aipo - espinafres - pimentos - pepinos - tomate cereja - ervilhas - batatas

Podem encontrar mais informação aqui.


Esta referência é norte-americana e pode não ter necessariamente a ver com a situação na Europa, mas fica a dica de que estes elementos deveriam ser os que deveríamos tentar procurar em versões mais biológicas. Os morangos por exemplo, sempre ouvi dizer que são dos produtos com mais nível de pesticidas.



Quanto ao outro lado da moeda, o lado bom, os alimentos mais "limpos" de pesticidas foram:

abacate - ananás - couves - cebolas - espargos - manga - papaia - kiwis - beringela - toranja - meloa - couve flor - batata doce



Comprar perto de casa, e sempre que houver escolha, comprar nacional. Inquestionavelmente com mais sabor, mais fresco, menos artificial. Comprar em mercados, ADORO, e vocês?


"We pay the doctor to make us better when we should really be paying the farmer to keep us healthy." - Robin O'Brien



Foto: Camino de Santiago - Logroño Rioja : Vegetarian's Heaven via Photopin

License

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...